Agenda
Notícias
História
Cultura
Turismo
Mapas
Fotos
Vídeos
Orla
Praias
Points
Artesanato
Culinária
Museus
Contato
 
Academias
Automóveis
Bares e Cafés
Beleza e Saúde
Casa e Jardim
Delicatessens
Restaurantes
Pizzarias
Pousadas
Hotéis
Farmácias
Imobiliárias
Informática
Construtoras
Cursos e Universidades
Clínicas
Lojas
Materiais de Construção
Supermercados
Turismo - Agências
Rádio e TV
Jornais
Serviços
Museus de Maceió - Alagoas
Museu do Instituto Histórico e Geografico de Alagoas

Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas

Instalado num prédio construído no final do século XIX, e que já serviu de residência de Américo Passos Guimarães, o museu, em 1909, foi adquirido pelo Governo Estadual. Posteriormente foi doado à instituição que o adaptou às funções de Casa de Cultura. Hoje, o Museu ocupa todo o térreo do edifício e seis salas do primeiro andar.

Museu Théo Brandão

Museu Théo Brandão

Em 1876, o Reitor da Universidade de Alagoas, Nabuco Lopes criou o Museu de Antropologia e Folclore. Na época ele foi instalado provisoriamente na casa 3, do Campus Tamandaré. Em 1877, devido a V Festa do Folclore Brasileiro, realizada em Maceió, o museu foi transferido para um prédio construído nos fins do século XX, na Avenida da Paz (atualmente em reforma pela Universidade Federal de Alagoas). Em 1914 sofreu diversas reformas, graças a dois artesãos portugueses que se encarregaram da decoração em gesso. O grande acervo de arte popular existente no museu foi doado pelo patrono Théo Brandão. Para homenageá-lo, a instituição recebeu o nome de Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore da Universidade Federal de Alagoas. Peças de países como a Espanha, Portugal, México, além de obras brasileiras constituem o acervo do museu.
Endereço: Praça Sinimbú - Espaço Cultural, 206 - Centro
Horário de funcionamento: seg a sex. das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Museu Fundação Pierre Chalita

Prataria, mobiliário, desenhos e pinturas brasileiras e estrangeiras formam o acervo do Museu Pierre Chalita. Localizado em um antigo armazém, no bairro de Jaraguá, a maioria de suas peças tem origem nordestina, principalmente as imagens do século XVII ao século XIX. O acervo permanece em exposição para a visitação pública.
Endereço: Praça Mal. Floriano Peixoto, 44 - Centro
Horário de Funcionamento: seg a sex, das 14h às 18h.

Museu de Arte Brasileira

Em seu acervo estão diversas obras de pintores alagoanos, além de um grande número de peças antigas. O museu funciona também como oficina de pintura.
Endereço: Praça Manuel Duarte, 77 - Pajuçara
Horário de funcionamento: seg as sex, das 8h às 11h30 e a tarde das 13h às 18h.

Museu da Imagem e do Som

Museu da Imagem e do Som de Alagoas

É neste museu que se pode encontrar dados sobre os principais acontecimentos políticos, sociais e artistícos do Estado de Alagoas. O prédio foi construído em 1869 para abrigar o Conselho Provincial, depois passou a ser a Recebedoria Fiscal, e alguns anos mais tarde abrigou a Inspetoria Fiscal. Finalmente, por regime de comodato cedido à Fundação Teatro Deodoro, o prédio virou o Museu da Imagem e do Som de Alagoas.
Endereço: Praça Mal. Floriano Peixoto, 44 - Centro
Horário de funcionamento: seg a sex. da 13h às 18h .

Museu de Esportes Edvaldo Alves Santa Rosa - Dida

Museu feito para os amantes do futebol. Em seu acervo pode-se encontrar fotos de jogadores famosos, recordações dos melhores dribles, e vídeos sobre os melhores momentos do futebol no Estádio Rei Pelé.
Endereço: Av. Siqueira Campos, s/n - Trapiche da Barra - Térreo do Estádio Rei Pelé.
Horário de funcionamento: seg a sex das 9h às 11h e das 14h às 17h.

Fonte: Maceió Web

Agenda Cultura Culinária Turismo Pousadas Hotéis Restaurantes